O que é tensor de rolamento?
Este é um componente em forma de rolamento que tem a função de manter corretamente a tensão da correia dentada. Por fim, sua função normal é mais importante que a própria correia dentada.
Em cache
Qual é a função do tensor?
A função do tensor é esticar a correia até o ponto certo. Existem dois tipos de tensor: o automático, que faz essa tensão com a mola, e o manual, em que você coloca a ferramenta para saber qual é a tensão ideal.
Como saber quando o tensor está ruim?
Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente. Existem diversos tipos de Tensores que são utilizados atualmente, que podem variar de acordo com o motor e o modelo do carro.
O que acontece se o tensor quebrar?
Um tensor com problemas pode afetar todos os componentes do sistema, causando, desde rigidez na direção hidráulica, passando pelo desempenho irregular do motor, até a sua parada imediata. “Quando isso acontece, há riscos sérios de acidentes”, alerta Guimarães.
Qual a vida útil de um tensor?
O período pode variar de 60 a 80 mil km ou 4 anos”, explicou a empresa à Revista.
Quantos quilômetros roda um tensor?
Conforme alguns fabricantes do componente, esta situação muda, de acordo com a utilização do veículo, mas em média, um rolamento tensor é programado conforme sua construção, para rodar até 100 mil km, quando rolamento único, e 150 mil quando com rolamento de apoio.
Qual a vida útil do tensor?
Qual a durabilidade de um rolamento tensor? Conforme alguns fabricantes do componente, esta situação muda, de acordo com a utilização do veículo, mas em média, um rolamento tensor é programado conforme sua construção, para rodar até 100 mil km, quando rolamento único, e 150 mil quando com rolamento de apoio.
Onde fica o tensor?
O tensor da fáscia lata é encontrado superficialmente na região anterolateral da coxa, se expandindo da região anterior da crista ilíaca até a porção superior da tíbia, na qual ele se insere através do trato iliotibial.
Qual a vida útil do tensor da correia dentada?
estes rolamentos são projetados para durar cerca de 300 mil km; falha prematura dos tensores/rolamentos de correia dentada são provocados, segundo os técnicos da Schaeffler, por ajuste errado de sua tensão.
Quantos km dura um rolamento da correia dentada?
estes rolamentos são projetados para durar cerca de 300 mil km; falha prematura dos tensores/rolamentos de correia dentada são provocados, segundo os técnicos da Schaeffler, por ajuste errado de sua tensão.
O que é feito o tensor?
Regular o tensor é uma ação que deve ser feita apenas se muito necessário, principalmente se você não tem o costume de fazê-lo. A regularem é feita através do parafuso de regularem localizado próximo a boca do violão utilizando uma chave tipo allen.
Como saber quando a correia dentada está ruim?
Quando saber a hora de trocar a correia dentada
A indicação dos fabricantes é trocar a correia dentada com 50 mil km rodados ou quando se passarem três anos de uso do veículo. O mais indicado é que o condutor siga a dica do fabricante e troque a correia na quilometragem correta, isso vai evitar problemas no veículo.
O que acontece com o motor quando quebra a correia dentada?
Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais. Logo o motor vai parar.
Quantos km roda um tensor?
Conforme alguns fabricantes do componente, esta situação muda, de acordo com a utilização do veículo, mas em média, um rolamento tensor é programado conforme sua construção, para rodar até 100 mil km, quando rolamento único, e 150 mil quando com rolamento de apoio.
Como regular o tensor?
A forma mais simples de regular o tensor é o uso da régua metálica, como já citei anteriormente. Colocamos no centro da escala em cima dos trastes e ajustando delicadamente com cerca de ¼ de volta por vez do tensor a ficar o mais próximo da régua possível. Uma leve concavidade também pode ser aceita.
O que faz a correia dentada estragar?
Lacunas na peça
Quando há muitas rachaduras em um mesmo local da correia, isso pode fazer com que haja a presença de lacunas no corpo da peça. Alguns motivos que podem fazer com que isso ocorra são altas temperaturas e muito tempo de utilização.
Pode andar com o rolamento estourado?
Uma das consequências mais desastrosas em caso de uso do carro com os rolamentos danificados é o risco de travamento. A peça vai dar muitos sinais de problemas até o travamento. Entretanto, ela não escolhe quando vai parar definitivamente de funcionar. Um travamento em velocidade pode causar acidentes graves.
Qual o barulho que faz quando a correia dentada está ruim?
Problemas na correia dentada
Você já ouviu um barulho no carro como se tivesse uma corrente sendo arrastada no chão? Esse ruído é um indicativo de problemas na correia dentada, e geralmente aparece durante a partida e nos momentos de aceleração do veículo.